20 dezembro 2012

Na Mesa de Tarot hoje...

20 dezembro 2012

























II A Papisa
(A Sacerdotiza, Juno)

A figura enigmática da Papisa representa a guardiã dos segredos, um dos quais se encontra prestes a ser revelado quando surge esta carta peculiar numa leitura. Quando se procura interpretar esta carta, é necessário ter consciência de que não se possuem todos os factos, mesmo que se pense o contrário, e uma pequena ajuda de um guia sábio representará um desenvolvimento bem-vindo. Obviamente a carta demonstra uma forte influência feminina. Em alguns lançamentos de Tarot, que usam um Significador, é usada para representar a consultante, sendo a carta anterior, a do Mago, geralmente utilizada para representar homens. As qualidades geralmente atribuídas ao sexo feminino encontram-se aqui simbolizadas pela Papisa: intuição, memória, instinto e capacidades psíquicas.

O aspecto escolástico da carta é um sinal para que prossiga com os estudos que aprofundam o conhecimento e a compreensão do universo e da natureza humana. Se necessita de tomar uma decisão importante, a chegada da Papisa mostra-lhe que o instinto será o seu melhor guia. Existe também a suposição de que estes instintos escondem uma orientação espiritual superior. Na leitura feita para um homem, a Papisa representa geralmente uma mulher importante para ele. Pode também simbolizar inspiração, especialmente a que é proporcionada pela sua musa ou pela mulher da sua vida.

O véu que se encontra suspenso atrás da figura sentada parece subir um pouco, mas só o necessário para que o segredo que o leitor suspeita existir, e que lhe foi escondido, seja revelado. A forma como lida com este novo conhecimento depende de si, mas o sorriso enigmático da Papisa sugere que possui a sabedoria necessária para lhe dar bom uso.

Significado da Carta Invertida

Quando invertida, a carta pode significar dor provocada por comentários estúpidos e descuidados, bem como a revelação de segredos que deveriam ter sido mantidos. As atitudes impensadas e apaixonadas proliferam em detrimento do bom-senso, talvez porque passou demasiado tempo a gerir o bem-estar alheio em vez do seu. A tensão sexual e as frustrações podem transformar a vida num pesadelo quando a Papisa, normalmente calma e reflectida, se encontra na posição invertida.

Combinações

Combinada com o Mágico, um amor profundo parece estar a desenvolver-se. Com o Imperador é sinal de que é tempo para passar à acção e com o Louco a carta abre a porta para a total liberdade onde literalmente tudo é possível. Contudo, se a Papisa se encontra com a Imperatriz e qualquer uma das duas se encontra invertida, avizinha-se um período de grande perturbação devido a indecisão emocional.
 

 


Sem comentários: