31 maio 2013

Na Mesa de Tarot hoje...

31 maio 2013
13-Major-Death

XIII - A Morte (Mortalidade, Transformação, Mudança, a Conclusão)

Significado

Esta carta é, sem dúvida, a que mais consternação causa quando surge numa leitura, no entanto, a sua interpretação não é normalmente tão sinistra quanto nos é sugerida pela lúgubre e esquelética figura empunhando uma foice, representada em alguns baralhos. Quando a carta da Morte aparece, anuncia uma morte, mas no sentido mais lato, como por exemplo a morte de uma forma de estar na vida, de comportamentos ultrapassados, de um relacionamento ou de um emprego. (É verdade que, muito ocasionalmente, esta carta significa a morte de alguém. Contudo, esse acontecimento não deverá ser uma surpresa, pois é provável que a pessoa em questão esteja bastante doente).

Qualquer que seja a forma como a mudança se manifeste será radical, geralmente chocante e desagradável, mas acabará por se mostrar como uma benção disfarçada. Com esta carta vê-mo-nos livres do antigo e restritivo, para que novos aspectos possam entrar na nossa vida. A provação que a carta da Morte representa será um teste, no entanto, quando terminar estaremos livres para iniciarmos um novo percurso.

Algumas tradições dão muita importância ao facto de o esqueleto ser a parte mais resistente da estrutura física. Da mesma forma, o esqueleto representado na carta lembra o que é realmente importante permanecerá, muito embora a mudança seja profunda. Só a madeira morta é cortada pelo macabro ceifeiro. O que é realmente importante sobreviverá.

Significado da Carta Invertida

Quando invertida e rodeada de cartas negativas, o significado é ligeiramente diferente do da posição correcta. Contudo, o seu significado detém-se principalmente num sentimento de medo. Pode sentir-se horrorizado com algumas mudanças e estar mais predisposto à depressão e à ansiedade. No entanto, o destino parece ser mais flexível quando a carta se encontra invertida, dando ao consulente mais controlo sobre os acontecimentos que de outra forma não possuiria. Pode ser que as circunstâncias o forcem a realizar mudanças dramáticas, mas necessárias. Por muito desagradáveis que sejam, a alternativa constituída pela estagnação, o aborrecimento e a perda da chama da sua personalidade, é infinitamente pior. Seja corajoso quando a carta da Morte surge num lançamento: chegou o momento de mostrar o que vale!

Combinações


Quando a Morte surge em conjunção com o Diabo, enfatiza a natureza irreversível da mudança que se avizinha. Combinada com o Dez de Espadas, indica violência. Quando esta carta se encontra próxima da carta da Lua, ocorrerão conflitos interiores, e perto do Mágico significa que se aproximam mudanças progressivas e radicais, assim como os potenciais benefícios desta transformação.

Sem comentários: