04 junho 2013

Na Mesa de Tarot hoje...

04 junho 2013
15-Major-Devil


XV – O Diabo (Tentação, Pã)

Significado

A carta do Diabo não é, necessariamente, uma má carta, visto que pode significar permanência, logo, é um bom sinal se surgir quando se planeia um casamento ou uma parceria. No entanto, noutras alturas tem tendência a indicar circunstâncias inicialmente atraentes, mas que se tornaram uma prisão inescapável com o tempo. Esta carta encontra-se associada com as tentações da carne e com a luxúria sem paz. Pode, por isso, apontar para um relacionamento amoroso apaixonado ou para uma escravidão emocional por um tipo de pessoa que não lhe convém. Esta carta indica vícios de todos os géneros, aprazíveis de início e destrutivos com o passar do tempo.

O Diabo pode também significar avareza e atitudes materialistas, características estas que impedem os valores espirituais de minimizar os seus efeitos negativos na alma. É importante lembrar-se que o Diabo é um tirano que não permite liberdade de pensamento.

Esta carta avisa-o de que está a recusar ver as consequências destrutivas das suas próprias acções. Pode também indicar um obstáculo amovível no seu caminho. O confronto directo nunca resultará quando esta carta tem este significado, por isso a perspicácia e a discrição serão as suas melhores armas contra as dificuldades.

Quando a carta do Diabo ocupa uma posição importante numa leitura, interrogue-se quanto aos seus motivos. Está a fazer algo que acabará por se revelar destrutivo, maldoso ou ofensivo, para si ou para terceiros? Se for este o caso, esta carta pode indicar a sua última oportunidade de mudar o curso dos acontecimentos, antes que seja tarde de mais.

Significado da Carta Invertida

A tirania do Diabo começa a desmoronar-se quando esta carta se encontra invertida. Os laços que anteriormente o mantinham preso começam agora a afrouxar o suficiente para lhe lembrar o sabor da liberdade. Nesta posição, a carta pode indicar a superação de maus hábitos, padrões de pensamentos destrutivos e vícios. Contudo, ainda existe perigo. Não se envolva com pessoas que tenham sido má influência para si e escolha os seus novos amigos com cuidado. A última coisa de que necessita é trocar uma prisão por outra.

Combinações

A natureza voluptuosa e incontrolável do Diabo acrescenta a perspectiva perigosa e imoral a qualquer carta a que se una. No entanto, a sua natureza destrutiva é ainda mais evidente quando aparece com as cartas mais negativas, como a Torre. Quando está perto desta carta avisa-o de perigo grave, mas se ambas se encontram invertidas é provável que o infortúnio possa ser evitado.

Fonte: Tarot - Guia Ilustrado de Jonathan Dee

Sem comentários: